Estamos no verão, altura em que o corpo é mais exposto e a pouca roupa facilmente nos deixa adivinhar as suas formas. É nesta altura que nos vemos mais com os olhos dos outros. Mas também é nesta altura que convivemos mais. Como conciliar a socialização, a dieta e os prazeres da comida?
Estamos no verão, altura em que o corpo é mais exposto e a pouca roupa facilmente nos deixa adivinhar as suas formas. É nesta altura que nos vemos mais com os olhos dos outros. Mas também é nesta altura que convivemos mais. Como conciliar a socialização, a dieta e os prazeres da comida?
Os gelados, os refrescos ou os eternos chocolates são considerados o inimigo público número um para quem quer fazer dieta de emagrecimento. No entanto, desde que devidamente enquadrados no plano alimentar individual, estes alimentos poderão ajudar a minorar os sacrifícios que geralmente estão associados à restrição calórica. Restringi-los totalmente pode levar, a curto ou médio prazo, a uma posterior compulsão, com uma recuperação rápida do peso perdido. Por isso entendo que, em muitos casos, o melhor será incluí-los cautelosamente na dita dieta.
Mas é importante que cada pessoa possa avaliar como pode incluir esse tipo de alimentos no seu plano alimentar sem exagerar nas calorias. Muitas vezes, quando pergunto a pessoas que querem fazer dieta e gostam de chocolate, se lhes basta um ou dois quadradinhos, obtenho respostas diferentes em cada paciente. Umas dizem-me que 10-15g de chocolate lhes chega para matar o desejo, mas outras referem que se começam a comer, lá vai o chocolate inteiro. Neste último caso, o melhor é mesmo não o ter em casa. O mesmo se passa com os gelados, tão apetecíveis nesta altura. Há gelados grandes cheios de calorias, mas também os há mais pequenos e com outros ingredientes que rondam as 50 ou 60 calorias. Há cada vez mais alternativas, mas a escolha é sempre nossa…
O tipo ou quantidade de gelado ou chocolate a incluir na dieta depende do valor calórico da mesma. No entanto, de forma pragmática que possa abranger o maior número possível de pessoas preocupados em “manter a linha”, vou estabelecer o limite para as dietas mais pequenas (para quem apenas tem de perder meia dúzia de quilos), mas que podem ser perfeitamente ser integradas em dietas com mais calorias.
Nesta dieta, poder-se-á substituir a merenda da manhã (1 iogurte ou 1 copo de leite + 1 peça de fruta) por um gelado com cerca de 100 calorias ou 15-20 g de chocolate. Se for para substituir o primeiro lanche (a mesma dose de lacticínios + 1 pão com queijo magro ou fiambre), o gelado já poderá ter cerca de 200 calorias e de chocolate poderá comer cerca de 30-40 gramas. Se os quiser comer após o jantar, como ceia, só terá direito a 10g de chocolate ou a 1 gelado de 50 -60 calorias.
Já agora, aproveite as férias para se mexer mais. Nadar, andar de bicicleta, caminhar na praia, dançar, etc., são excelentes formas de se exercitar e de se poder redimir de algum pecadozito alimentar.